Caso não esteja visualizando corretamente esta mensagem, acesse pelo navegador.
OUT/18
Facebook Twitter
Tereza Veloso Diretora Técnica Médica e de Relacionamento com Prestadores de Saúde e Odonto
Olá,

É com grande alegria que voltamos com mais uma edição do nosso boletim SulAmérica Com Você Prestador. Neste mês é comemorado o Dia do Médico e a SulAmérica aproveita a ocasião para homenagear todos os médicos parceiros da nossa Rede Referenciada e agradecê-los pela dedicação e cuidado com a saúde e bem-estar da população. Logo na seção "O que acontece no mercado" apresentamos a importância de você, médico, cuidar da sua própria saúde.
Aproveite também para conferir o que acontece na SulAmérica: o serviço de Telemedicina que conecta médicos do trabalho com especialistas da rede referenciada já é uma realidade. Em formato pioneiro no mercado nacional, proporciona uma análise conjunta de casos complexos que envolvam a saúde dos colaboradores de empresas clientes.

Já no “Espaço do Prestador”, fique por dentro da campanha de recadastramento do corpo clínico e, se você ainda não atualizou seus dados cadastrais, fique atento, pois a campanha tem prazo determinado.

Por fim, no “Palavra do Especialista”, a doutora Priscila Moraes, da Docway Aplicativos para Serviços em Saúde, compartilha conosco a sua experiência com o serviço Médico em Casa. E se você também quiser contar sua experiência para a gente basta escrever para o e-mail relacionamento.prestadoressaude@sulamerica.com.br.

Boa leitura.
Um abraço,
Tereza Veloso
Diretora Técnica Médica e de Relacionamento com Prestadores de Saúde e Odonto
O que acontece no mercado
Autocuidado: como médicos
podem cuidar melhor da
própria saúde?


Médicos são figuras essenciais para a sociedade, pois são eles os responsáveis por cuidar de algo tão importante para todos: a saúde. Entretanto, com a agenda quase sempre lotada de compromissos, adotar hábitos saudáveis e praticar atividades físicas pode não ser uma tarefa fácil. É o que afirma o angiologista especializado em cirurgia vascular e endovascular, Dr. Raphael André Tobias, 44 anos, da clínica No Pain no Vein. Segundo ele, é comum médicos terem mais de um local de trabalho, fator que, somado ao trânsito caótico das grandes cidades, corrobora para a correria do dia a dia.
Dr. Raphael André Tobias
(CRM 94.235), angiologista especializado
em cirurgia vascular e endovascular.
Para ele, a escolha de uma atividade física prazerosa e que não exija muito tempo de um médico é de suma importância. “Não tem por que se matricular numa academia com um plano de 1 ano e sofrer todo dia a caminho da musculação. Da mesma forma que é inviável  obedecer aquele cardápio fantástico que a nutricionista planejou, mas que você não tem tempo de fazer ou sair para comprar. Escolha uma atividade física que o divirta. Se possível, tente sempre fazer algo perto do trabalho. Em vez de ficar 1 ou 2 horas no trânsito, gaste este tempo com sua atividade física e vá para casa de banho tomado e em um horário com menos trânsito. Precisamos sair da inércia e dar o primeiro passo”, pontua.

Além disso, o angiologista aconselha os seus colegas de profissão a não se incomodarem em tentar várias opções como treinamento funcional, tênis, corrida ou dança, pois o importante é encontrar a atividade certa que o motive a sair de casa ou do trabalho. “Corri por muito tempo, mas sofria toda vez que ia treinar. Decidi, então, voltar a jogar tênis depois de 25 anos, porém, ainda não era o que eu queria. Cinco anos acomodado e de completo sedentarismo se passaram e então comecei a fazer treinamento funcional. Gostei da proposta e, após algum tempo, devido à insistência do professor, tentei uma aula de crossfit. Nelas, encontrei algo que me divertia. Aula com várias pessoas, ambiente descontraído e composto por certa competitividade, que tanto me estimula”, conta.

De acordo com Dr. Tobias, se feito com atenção e acompanhamento, o crossfit não causa lesão ou consequências prejudiciais ao corpo. “Não pretendo competir com jovens de 20 anos. Tenho consciência da minha faixa etária e de minhas limitações. Faço todos os exercícios compatíveis com o que posso e, com isso, me divirto muito. Não acho ruim sair de casa para treinar, e minha vida mudou bastante. Perdi peso, estou mais disposto, com menos dores lombares e sono melhor, ou seja, obtive um ganho substancial da minha qualidade de vida”, conclui.

A importância do autocuidado também é reforçada em uma tese de doutorado aprovada na Faculdade de Medicina da USP que constatou que os médicos não cuidam da própria saúde como deveriam. Segundo a psiquiatra e autora do estudo, Alexandrina Meleiro, a taxa de mortalidade dos médicos é cinco vezes maior do que de outros profissionais nas primeiras 48 horas de internação.

Os agentes de saúde, médicos, enfermeiros e todos os que compõem um corpo clínico precisam estar preparados e saudáveis para cuidar melhor de seus próprios pacientes. Nesse contexto, vale a pena buscar orientação especializada e também os recursos necessários para manter os bons hábitos. Neste ano, a SulAmérica lançou o aplicativo Sharecare, visando auxiliar seus usuários, entre eles os médicos, a manter diariamente medidas preventivas de cuidados com a própria saúde. Com a plataforma é possível, por exemplo, controlar o estresse e registrar a sua rotina alimentar. Este aplicativo foi pensado para facilitar a rotina de pessoas que possuem pouco espaço na agenda para cuidar de si. É possível realizar o download gratuito do app na Google Play Store (Android) e na Apple Store (iOS).
Por dentro da SulAmérica
SulAmérica lança serviço pioneiro de telemedicina.
A SulAmérica lançou em maio o serviço de telemedicina. Ele conecta médicos do trabalho a especialistas da rede referenciada para análise conjunta de casos complexos. Em formato pioneiro no mercado nacional, trata-se de mais um diferencial da SulAmérica para as empresas clientes de seguro saúde, que passaram a contar com uma estrutura dedicada na sede da companhia em São Paulo, localizada no bairro de Pinheiros, para apoio técnico aos médicos do trabalho em situações que envolvam a saúde dos colaboradores.

O modelo de telemedicina desenvolvido pela SulAmérica reconhece o importante papel do médico do trabalho na promoção de saúde dentro das empresas clientes e visa fomentar discussões de cunho técnico, relativas a diagnósticos e opções de tratamentos. Dentro desse contexto, as sessões de telemedicina contam com a participação, presencial ou por videoconferência, de um ou mais médicos especialistas da rede referenciada, conforme as peculiaridades dos diagnósticos em análise, com acompanhamento de um médico da operadora.

“A SulAmérica tem como estratégia atuar cada vez mais como consultora e parceira das empresas clientes na gestão de saúde dentro das organizações. O lançamento da plataforma de telemedicina reforça esse compromisso, apoiando médicos do trabalho na busca pelas melhores soluções de saúde e bem-estar para os funcionários de maneira fundamentada, transparente e segura”, afirma a diretora de Sinistro Saúde da SulAmérica, Erika Fuga.

Estruturada para atender casos de alta complexidade, a telemedicina da SulAmérica cumpre as normas estabelecidas pelo Conselho Federal de Medicina (CFM) e pela Agência Nacional de Saúde Suplementar (ANS). O serviço já está disponível para todos os clientes empresariais da companhia, segmento de carteira que soma mais de 1,1 milhão de vidas seguradas.

Projeto Ambulatório: Conheça mais uma iniciativa da SulAmérica.
Com o objetivo de introduzir um modelo de atenção primária à saúde corporativa, a Sulamérica está implantando ambulatórios assistenciais em seus clientes. O modelo traz o conceito da atenção centrada no individuo, com médico de família e equipe multidisciplinar.

A iniciativa é mais uma a integrar as frentes de planejamento estratégico da SulAmérica e parte de uma procura espontânea do próprio mercado que entende a importância de resgatar a humanização no atendimento dos colaboradores e investir na prevenção e promoção de saúde. O médico de família, por sua vez,  atua com uma visão holística de seus pacientes, buscando o especialista no modelo de referência e contra referência.

O Projeto Ambulatório da SulAmérica proporciona monitoramento da jornada de saúde do indivíduo, além de um plano terapêutico, que será acompanhado pela equipe multidisciplinar. Com o conhecimento sustentado pela clínica médica, pediatria e ginecologia ou obstetrícia, o especialista em medicina da família pode atender pacientes de todas as idades, com uma variedade de sintomas e condições.

De acordo com os critérios de elegibilidade definidos pela seguradora, o projeto conta com os parceiros do mercado que já atuam com o mesmo propósito. Atualmente, o modelo de ambulatório já foi inserido em duas empresas clientes: os bancos Santander e Votorantim. Até o final do ano, a SulAmérica prevê implantar os ambulatórios em mais cinco empresas, além de sua própria sede em São Paulo e, na sequência, na matriz, no Rio de Janeiro.
Espaço do Prestador
Campanha de recadastramento: mais de onze mil prestadores já atualizaram seus dados cadastrais na SulAmérica

A campanha de recadastramento promovida pela SulAmérica segue a todo vapor. Mais de onze mil prestadores já atualizaram os seus dados cadastrais na seguradora e, assim, passam a oferecer aos segurados a correta indicação de suas especialidades e dos serviços que executam.

O objetivo do recadastramento é atualizar em 100% a base de cadastro dos prestadores em relação a especialidades, serviços e corpo clínico. Se você, prestador, ainda não atualizou suas informações, não perca tempo.

Fique atento, o recadastramento é obrigatório e os próprios prestadores deverão realizar a atualização por meio do portal Saúde Online. Ao longo da campanha, todos os prestadores receberão um convite para participar, seja por e-mail ou pop-up na área logada da plataforma. A partir daí, basta seguir as orientações das etapas seguintes. O acesso ficará disponível por 60 dias após o convite.

A SulAmérica agradece a todos os prestadores que já colaboraram em benefício de seus pacientes e da operação junto à seguradora.
Palavra do Especialista
Médico em Casa: Dra. Priscila Moraes compartilha sua experiência.
Agora, os segurados de até 12 anos e os acima de 65 anos podem solicitar o serviço Médico em Casa. Trata-se de uma solução inovadora que permite agendar atendimento domiciliar por meio do aplicativo SulAmérica Saúde.

Priscila Moraes, pediatra, alergista e imunologista da Docway Aplicativos para Serviços em Saúde, compartilha quais foram as suas expectativas assim que começou a trabalhar com o serviço. “Minha experiência com o programa Médico em Casa começou logo quando foi implantado, em outubro de 2017. No começo, fiquei receosa, pois tudo que é novo provoca certa insegurança. De toda forma, resolvi arriscar. Começou como um trabalho eventual para incrementar minha renda e, com o tempo, foi tornando-se minha principal atividade”, diz.
Dra. Priscila Moraes
(CRM 145127), Pediatra, alergista e imunologista.
“Quando conheci a proposta do atendimento domiciliar, fiquei encantada, pois era exatamente o que eu gostaria de fazer: um trabalho humanizado, no tempo da criança  e com a possibilidade de enxergar além da queixa do paciente, dentro de um contexto familiar. O atendimento em casa é diferenciado, desde o acolhimento do médico na residência do paciente até as condutas mais conservadoras, evitando exames desnecessários. A clínica deve ser soberana sempre. Dez meses depois, eu posso dizer, com toda certeza, que o programa me devolveu o prazer da pediatria que os anos de atendimento em pronto-socorro  tinham tirado. O ambiente familiar traz conforto para a criança, com menor chance de exposição a outros agentes infecciosos – tão comuns em prontos-socorros – os pais se sentem seguros e o médico pode exercer a verdadeira medicina. A satisfação é garantida a todos”, conclui.

Ao acionar o ícone Médico em Casa, o usuário deverá selecionar o beneficiário que receberá o atendimento e preencher informações básicas, como local, telefone e sintomas apresentados. Pelo próprio aplicativo, o usuário consegue agendar o melhor horário e acompanhar o status da chegada do médico.
O Médico em Casa é voltado para atendimentos não-emergenciais, como febre, vômito, diarreia, gripe e dor de garganta, entre outros, e pode ser agendado dentro das 12 horas seguintes, respeitando a disponibilidade do serviço, que vai das 7h às 24 horas. O sistema rastreará, então, o médico mais próximo da residência. Com a confirmação do agendamento, o usuário receberá todos os dados do profissional, incluindo número de CRM e formação acadêmica.

Além do lançamento do atendimento para segurados acima de 65 anos na cidade de São Paulo, a SulAmérica expandiu o serviço para crianças de até 12 anos para as cidades de Barueri, Jacareí, São José dos Campos e Taubaté, localizadas no interior do Estado de São Paulo. O serviço também está disponível em São Paulo, Santo André, São Caetano do Sul, São Bernardo do Campo, Salvador, Recife e Brasília.
ANS n&ormd; 006246
EXPEDIENTE
Comitê Editorial: Tereza Veloso, Hebe Castro, Marinalva Lobo, Amanda Silva e Renata Ramos.
Jornalistas responsáveis: Solange Guimarães (MTB 23163)
Coordenação: Cristiane Martins, Amanda Silva e Renata Ramos.
Reportagem: Cristiane Martins e Diogo Cavalcante.
Fotos: Photocamera / Divulgação.
Contato: https://portal.sulamericaseguros.com.br / imprensa@sulamerica.com.br
A vida é imprevisível
e, acredite, isso é muito bom.
SulAmérica